domingo, 16 de setembro de 2007

" Pra pensar um pouco...''

Pois é, essa historia não é minha. É de um cara, que além de ser meu amigo, é meu atleta... O Jader.
Já em inúmeras vezes, ele me surpreendeu. Foi o cara que me influenciou bastante com suas palavras e me fez tomar a decisão de noivar, depois do depoimento que eu o vi declamar pra sua esposa. Mas não é disso que quero comentar. Coisas que só aconteceriam com quem é do bem...
Ele veio me contar durante o treino de sábado, que não costuma dar dinheiro pra pedintes de sinaleira. Mas um dia desses, um cara veio na janela dele e disse:
- Po, um cara assim, bonito, carrão, deve ganhar bem... e ainda disse, não me entenda mal, não sou viado!!! Mas tu poderia me dar um dinheiro???
E ele disse:- Não! Eu não dou dinheiro pra pedintes em sinaleira... mas tenho um pátio que precisa de uma varrida... topas??
E o cara perguntou: - Onde é?
Ele disse: Aqui em cima na Silvério. (ele estava perto do Olímpico)
E o cara: - Olha, eu vou a pé, devo demorar um pouco...
Jader: - Entra aí, to indo pra lá.
E o cara entrou, meio tímido e se desculpando todo, dizendo da dificuldade da rua, que nao tem como tomar banho e que era pra desculpar o cheiro...
Tao logo chegaram no escritório, as pessoas que ali estavam, já ficaram se olhando e perguntando quem era aquele, que o Jader estava trazendo.
Pois foi então que o cara se colocou a trabalhar....tirar ''inço'', cortar grama, ajeitar o pátio, varrer..
'' serviço de jardineiro'' bem dizer. Ao final, conversaram de novo.
o Jader: - E ai tche, quanto vale o serviço?
o cara: - O doutor, qualquer coisa...
Jader: - Qualquer coisa é lá na sinaleira... aqui tu fez um serviço e vou te pagar pelo serviço!
o cara: - Não sei doutor, tu que sabe...
Jader: - 20 reais???
o cara: Otimo doutor! Eu tava pensando em 5... e ainda disse: - Viu doutor, que nem todo mendigo/morador de rua é vagabundo....
Jader: - E viu que nem todo advogado é sem vergonha...
o cara: - Me ganhou!!!
Depois de um banho e do pagamento ali se foi, um cara honesto, que morava na rua, por vontade própria, decidira viver na rua, porque não tinha pai nem mãe, só uma avó. E ele como não queria incomodar, que a avó se preocuparia com ele, foi pra rua.
Com palavras que deixaram meu sábado bem mais alegre, o Jader ainda me disse:
- Tche, com isso, eu renovei minhas esperanças na humanidade, e espero que tenha renovado nele também...
Pois é... ainda temos pessoas que merecem a nossa atenção... pena que fica cada vez mais difícil de distingui-las no meio de inúmeras outras...
.... mais uma pra refletir.

3 comentários:

Lo disse...

...e o prêmio de melhor post da semana vai para... o Santi.
(divide com o Jader!!! :))

Vanessa disse...

Adorei que tu contaste pra todos aqui o quanto essa conversa com o Jader mexeu contigo. Eu já tinha ouvido ela de primeira mão né e sei o quanto tu ficaste tocado, pq tu é uma pessoa sensível e que se importa com os outros e tb acredita num mundo melhor. Por essas e outras é que te amo tanto. Por que tu é assim... ESPECIAL!

Jader Marques disse...

Bueno... Como personagem da história, só me resta dizer que nossa vida é cheia de histórias... boas e ruins... engraçadas e tristes... por isso, nós devemos estar atentos para aprender com cada vivência, com cada momento, seja ele como for. Contei a história para o Santiago, porque quis dividir com um amigo a minha alegria e esperança, colhida no sorriso daquele ser humano que me pedia dinheiro, mas que estava mesmo era carente de visibilidade. E o Santiago, por sua sensibilidade, sentiu-se tocado com a minha atitude. Ao ler a história contada aqui no Blog, mais uma vez percebo que um gesto de carinho, de amor, de confiança nas pessoas é capaz de produzir efeitos que superam o âmbito das pessoas envolvidas. Já somos muitos os envolvidos neste pequeno gesto de carinho por um rapaz que mora na rua, mas que merece toda a nossa consideração e respeito. E isso não é bom demais??? Valeu Santiago.