segunda-feira, 24 de setembro de 2007

'' Bem vinda quarta estrela''


Ela veio, com muito esforço. A quarta estrela ilustra minhas conquistas desse ano no circuito nacional de Triathlon do SESC. A primeira foi em Caiobá-PR, seguida de Brasília-DF, Belém-PA e agora Salvador-BA.
Cheguei em Salvador quinta dia 20/09, a 1:00 da manha (voo atrasado pra variar). O Rafa tava lá pra me pegar. Conversamos durante o trajeto ate em casa e ele me disse: - Eu irei pedalar as 5 da manha, porque é o único horário, depois os carros tomam conta das ruas e não dá mais, só spinning. E eu concordei em ir junto, ate porque, não iria sair perdido pela cidade. Depois eu iria dormir. Com conversas e a montagem da minha bike, fomos dormir as 3, acordamos as 4:30 e saímos. Pedal no local da prova, pra sentir o que viria no domingo.
Saímos e logo amanheceu, em Salvador o sol aparece logo, e as 5:20 tinha muita luminosidade. Entre ruas e avenidas pra chegar no local onde seria a prova, me deparei com um visual absurdamente lindo... ela a Baía de Todos os Santos. Não é a toa que Ivete Sangalo mora em um prédio, que tem a vista que eu vi! A prova iria ser embaixo do elevador Lacerda. Pedalamos, conheci alguns baianos e logo vi, que a coisa iria ser forte. Mas eu estava pronto pra qualquer coisa. E queria a vitoria de qualquer jeito. Todo o tempo que fiquei em Salvador, fui o mesmo cara de sempre, apreensivo e quieto. Todos comentavam que fulano tava andando muito, ciclano ta correndo muito essas coisas que toda prova tem...e eu lá quietinho.
Fui nadar de tarde, após um almoço na casa do Rafa, uma massa com camarão maravilhosa, feita por ele. Chegando na piscina, tava chovendo e me falaram, a agua é fria, não tem aquecimento... mas tu tá acostumado gaúcho??? E eu dizia pra eles: - Ta loco, eu nado a 30 graus. Então, fui pra Salvador e passei frio, muito frio!!! Sai da piscina e logo me sequei e coloquei jaqueta e me obriguei bem, pra não dar chance pra nenhum resfriado atacar.
Sexta, foi dia de passeio... Pelourinho, praia do Farol, praia da Barra, elevador Lacerda... O Rafa foi incansável e me levou pra tudo o que podíamos, sem exagerar, pois os dois iriam competir. Fomos nadar em outra piscina, no estádio Fonte Nova, outro ponto turístico. Depois uma corridinha em volta do Dique, onde tem estátuas dos Orixas.
Sábado só rodar de bike, últimos ajustes. Congresso técnico a tarde. Muito legal rever os amigos dos outros estados. Depois de muita conversa , pegamos o kit e fomos jantar num rodízio de pizza e massa.
Domingo, acordamos e saímos pra prova pedalando. Após o aquecimento da bike, e posteriormente o da natação, o Rafa nos chamou.
'' Venham cá, fazer uma oração'' E fomos... eu, Rafa, Bonieck e Igor. Rafa puxou uma oração perfeita para o momento, pedindo proteção e autorização para adentrar na Baía de todos os Santos. Prontos para a largada, e aqueles minutos nervosos que estamos bem acostumados.
Não larguei bem, escolhi o local errado pra nadar. Durante os primeiros dois minutos, achei que tava liderando a prova, porque entrei forte correndo... foi só olhar pra esquerda e ver aquela fila de gente indo pra bóia. Na hora pensei que tinha colocado meu objetivo a perder, porque tinha muita gente na minha frente. Mas ao mesmo tempo pensei, vamos meu véio, recuperar de qualquer jeito!!! E fui fazendo força pra chegar no pelotão que liderava a prova. Fui passando um a um e sai em quinto da agua, 10 segundos atrás do Rafa, que tinha saído em segundo. Na transição o Brasil gritou: - vai que tá perto deles!!! E sai pra pedalar. Eu, Alirio (Pará) e Paraíba, um cara exótico de 52 anos e que anda muito, acreditem ou não!!! Saímos e começamos a pedalar forte pra chegar no Rafa(Bahia) e Bonieck(Sergipe) que vinham pedalando pra pegar Paulinho(Brasília) e Manente(que treina no CNTT). Chegamos no Rafa faltando uma volta pra acabar o pedal e saimos pra correr juntos. Já sai forte, sabendo que ali estavam dois adversários diretos disputando a 25 a 29 anos. Mas eu queria o titulo amador... Corri forte e cheguei no Paulinho, e nessa altura já tinha despachado o Paraíba, que acreditem, só sobrou depois do 3km. Todos gritavam por ele, já que ele mora na Bahia e é super conhecido. O Manente vinha bem e não tirei quase nada dele. Quando faltava uma perna da corrida(1km) vem um rapaz correndo forte demais... e não consegui segurar o ritmo, ainda forcei, mas não deu. Ele era da 30 a 34 anos, acabei não me preocupando muito.
Cheguei muito feliz, porque tinha feito força toda a prova e gostei muito do resultado. Agora a próxima é em casa. Com a força da torcida, vou com tudo!!!
A sensação de ganhar a prova é imensurável, e ainda mais quando ninguém acha que aquele magrinho de preto com laranja, vai correr tanto...nossa, foi demais. Fiquei bem feliz, porque o Rafa subiu no pódio comigo, ele foi segundo. Mas comemoramos a vitoria dos dois. O inicio de uma amizade de um cara, de coração de ouro, gente boa pra caramba.
Se eu fiz uma baita prova, considero que foi mérito meu, dos meus treinos e tal, mas a energia positiva que o Rafa me passou, fez uma baita diferença, ainda mais levando-se em consideração o local onde foi, Salvador, protegido e regido por todos os Santos....só me resta agradecer... valeu Rafa!!!

3 comentários:

Lo disse...

Bota foto, Santiiiii! Parabéns!!! Só ganha, ganha, ganha... q coisa. :)

André Cruz disse...

ruzValeu Santi...aqui vai ser teu coroamente.Abraços André Cruz

Vanessa disse...

Que lindo!!!Te amo por esse teu jeito lindo de considerar os amigos sempre. E Parabéns pela vitória né. Na próxima prometo presença confirmada.