terça-feira, 8 de julho de 2008

" IronMan parte 1 "


Demorou, mas veio...
Pessoal, quem falou comigo e acompanhou minha preparação pro Iron, sabe que me dediquei como nunca pra essa prova.
Pra quem não sabia, eu fiz todos, eu disse todos, os treinos sozinho.
Comecei o treino pra prova, desde o dia 02 de janeiro quando resolvi treinar pro IronMan Brasil 2008. Falei com meu técnico Balmam e comecei, meio aos trancos e barrancos, já que eu tinha ficado um pouco parado depois do triathlon do SESC Porto Alegre dia 17 de novembro de 2007.
O inicio de preparação foi muito difícil, já que eu estava sem treinar a algum tempo. Nadar tava sendo um obstáculo imenso, pedalar tava sendo nos calores absurdos de Criciuma e correr, tava sendo uma angustia, pois não conseguia correr abaixo de 4'40 por km... assim se deu inicio ao projeto iron.
Com o passar do tempo e consequentemente dos planejamentos do meu técnico, fui melhorando gradativamente.
Sempre sozinho.
Os treinos começaram a ser eternas terapias de auto reflexão. Os primeiros treinos eram mais leves e com menos volume, logo depois a coisa foi aumentando. Porém fui ficando forte o suficiente para aguenta-los. E a mente, foi ficando cada vez mais forte, mais resistente ao sofrimento. Quem conhece o que é o IronMan, sabe que a cabeça tem um valor imenso dentro da prova. Uma falta de concentração ou ate mesmo uma pequena falta de força de vontade, pode te tirar da prova.
Conheci muitas cidades ao redor pedalando. Foram treinos volumosos, que aos poucos, nem fui sentindo, de tão focado que eu estava. A loucura era tanta, que eu falava comigo direto... conversava, refletia... e imaginava como seria na hora H.
Confesso que os treinos de natação deixaram a desejar... fui retomar os treinos de natação no ultimo mês de preparação, onde foquei um pouco mais. Mas isso foi coisa minha, pois a planilha chegava sempre no começo da semana, e eu por cansaço e as vezes preguiça mesmo, não ia pro clube nadar. Mas os treinos de ciclismo e corrida, foram feitos exatamente como dizia a planilha.
Eu dizia pro Balmam: - Sou 100% planilha, o que tu mandar, eu faço!
Gosto de salientar, que quando voce atleta, se dedica e confia no que teu técnico diz, não tem outra maneira senão seguir o que está no planejamento. E isso funciona!!
Os treinos de natação sempre eram os últimos do dia. Eu chegava muito cansado. Talvez por isso, não estava levando fé na minha performance no Iron.
No ultimo mês, aumentei minhas idas ao clube, segui tudo o que dizia a planilha.
Resultado final, cheguei muito bem, e o que mais importa: Eu tava confiante!

Um comentário:

André Cruz disse...

Planilha feita, planilha cumprida...confiança no treinador, gera isso meu amigo..abraços