segunda-feira, 12 de maio de 2008

" Entrevista para webrun.com.br "


Ironman: estreante Santiago Mendonça mira top 20
por Alexandre Koda
12/05/08 - 07:20h

O gaúcho Santiago Mendonça disputará esse ano pela primeira vez uma prova de Ironman e escolheu como "debut" o Ironman Brasil, prova que acontece no próximo dia 25 em Florianópolis (SC). Acostumado a participar de competições de curta distância, ele fala sobre os desafios que vêm pela frente e da expectativa de chegar entre os 20 melhores.

São Paulo - Desde que se mudou de Porto Alegre (RS) para Criciúma (SC), Santiago Mendonça passou a treinar sozinho, motivo pelo qual se inspirou em participar dos 3,8 quilômetros de natação, 180 de ciclismo e 42 de corrida do famoso Ironman. “É uma prova longa, onde se fica sozinho no percurso por muito tempo, mesma característica dos meus treinos”.

Para se preparar ele trocou de treinador e aumentou o ritmo de treinos, chegando ao pico de 500 quilômetros de ciclismo, 95 de corrida e 20 de natação por semana. “Eu tinha uma regularidade muito boa em todas as modalidades na disputa curtas, mas para o Ironman eu foquei a parte final, da corrida, que é onde a prova vai decidir”, ressalta.

Apesar de treinar sozinho grande parte do tempo, Santiago conta com a ajuda de uma pessoa muito especial, sua esposa Vanessa Andrade. “Nos treinos longos de corrida, ela vai do meu lado pedalando, me informando o tempo, entregando água, isotônico e gerenciando tudo”, lembra com orgulho. “Ela é uma companheira fora do normal”, completa.

Motivação - Ele também participou de uma clínica de triathlon com Leandro Macedo, campeão do Circuito Mundial de Triathlon em 1991, campeão pan-americano de 1995 e detentor de muitos outros títulos. “Ele passou várias dicas de como fazer melhor uma transição, ganhando tempo a cada metro, por exemplo. Assim como eu, ele é muito metódico e fiquei feliz de saber que um dos melhores do Brasil e do Mundo pensa igual a mim”.

Sobre expectativa de colocação, por se tratar de sua prova de estréia, ele tem a pretensão de chegar entre os 10 ou 20 melhores, mas sabe que será muito difícil, devido ao alto nível técnico. Mas Santiago diz que vai “para o que der e vier”. Ele também acredita que as primeiras colocações devem ficar entre Oscar Galindez, Fábio Carvalho e o alemão Olaf Sabatschus.

Um comentário:

André Cruz disse...

legal eu tinha visto no site da WEB..TRI abraços e parabéns