quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Campeão do Mountain Do

No sábado passado fui a pedido e contratação do meu amigo Ivan Razeira(Cia da Corrida-Joinville) competir no Mountain Do etapa Lagoa da Conceição.
Pra quem não sabe, essa prova é um revezamento de 70km, onde podem participar equipes com duas, quatro ou oito pessoas, percorrendo percursos em volta da Lagoa da Conceição em Floripa.
Chegando lá encontrei alguns amigos que deixei em Porto Alegre e foi muito bom revê-los.
Após conversar com o Ivan, que me deixou a par do meu percurso(8.6km na areia da praia) saindo do Campeche e chegando na Joaquina, fiquei apreensivo, já que no papel da logística eu era o pior corredor da equipe... ele calculou que meu ritmo seria 3'30" por km(o que eu considerei ótimo já que voltei a treinar faz pouco) e o resto dos atletas estavam bem abaixo...
Mas como não fico nervoso, nem corro do desafio, eu tava pronto!!
Amanheceu no sábado do jeito que anoiteceu na sexta, muita chuva! E lá fomos nós 8, enfrentar chuva o dia todo.
O Riro, meu aluno e amigo pra todas as horas, conseguiu um lugarzinho numa das equipes do Ivan, onde o atleta do primeiro trecho não viria. Mal sabia ele o que iria acontecer mais a frente...
As largadas são definidas pelo nível da equipe(8:00 iniciantes/8:30 intermediários/9:00 avançados)
Nossa equipe largou as 9, voando baixo e já tentava abrir da segunda equipe no primeiro trecho.

Após a nossa largada, o Ivan tinha comentado com o Riro da possibilidade de dobrar o trecho(correr o 1 e 2 direto) devido ao fato do numero 2 da equipe, também não aparecer. Porém o Riro já estava longe, correndo, e com a ideia na cabeça"Talvez eu faça 2 trechos"
Quando chegamos ao posto de troca 1, para que o segundo começasse seu trecho, vi que o Riro não estava por ali, o que me deixou meio preocupado, mas na hora pensei -No mínimo o Riro correu, passou o bastão pro outro cara e voltou de carona... e o numero 2 deles também não estava. Isso confirmava meu pensamento: Riro pegou carona!Beleza!

Transcorrendo a prova(eu era o numero 5) fui para o meu posto de troca.

Minha ultima experiência com corrida de revezamento, tinha sido a Maratona do Beto Carrero, onde nossa equipe foi para participar e foi uma festa. Ali, eu tinha sido contratado para vencer! Era diferente...e foi, em vários sentidos.

Quando eu iniciei meu trecho, nós éramos a segunda equipe a passar no posto, ou seja, nós já havíamos buscado todas as equipes que tinham largado antes, com exceção de uma!
Sai uns 40" atrás dessa equipe e já passei no km 1 do trecho. Continuei correndo forte direto e corri...corri... muitooooo!! Cheguei com menos tempo que o Ivan tinha calculado pra mim. Achei ótimo, deu mais confiança pras próximas provas e treinos.

Ao chegar ao final, fui em direção ao nosso carro, pra continuar a correria na logística... foi quando avistei dentro do carro do Ivan e me surpreendi: - Riro!!! te acharam!!
Ele me dizia; - Professor, o professor aqui me matou, corri dois trechos!! Mas to super bem!!
Eu pensei comigo: Show de bola! E dei os parabéns para ele.

Com a chuva que não parava de cair, fomos pro hotel tomar banho e ir pra chegada, já que a equipe tem que chegar junta. Ao chegar no ponto de finalizacao da prova, nos juntamos e fomos premiados com medalhas e as fotos de ocasiao. Ali me vi num local, onde só tinha presenciado no triathlon... ser o primeiro a chegar. Bem diferente, mas também estranho. Melhor porque não precisa fazer fila pra pegar premiação e tirar foto, come e bebe com tranquilidade, sem confusão. Mas tem a contrapartida.... não há ninguém alem dos companheiros de equipe...dali fomos embora, já que estava frio e tinha uns 3 que continuavam molhados e sem banho.

Não conversei com ninguém depois da prova. E ainda tinamos que encarar uma BR 101 pra voltar pra Criciuma, e mais tarde no sábado ir a Porto Alegre, onde eu tinha um casamento no domingo. A premiação oficial foi no domingo e meu troféu foi o Ivan que pegou, uma pena ficar fora da festa, mas eu não tinha opção.

Mas valeu, e valeu muito a pena. Participar e vencer a disputa. Fiquei orgulhoso de conseguir correr bem e fazer a minha parte.

Parabéns aos meus colegas de equipe, parabéns ao Ivan por controlar tão bem seu trabalho e suas equipes e parabéns ao Riro, que foi mais uma vez um guerreiro!!!!

Nenhum comentário: