quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Jogos Abertos de Santa Catarina


Pela primeira vez na história do esporte de Criciúma, a cidade contou com uma equipe de Triathlon nos Jogos Abertos de Santa Catarina. A equipe da FME/Pro Runner/Cia. Do Pedal foi para barragem de Itá, local onde foi realizada a prova de triathlon dos JASC 2009 de Chapecó, com uma equipe completa formada por profissionais de diversas áreas.

Mesmo com a prova contando com nomes da elite nacional, como Paulo Miyasiro e Fernanda Bau, vencedores da prova; os atletas criciumenses liderados pelo Professor Santiago Mendonça (Olivos/FME/3T triathlon), puderam conquistar a 5ª. colocação por equipes no feminino e a 6ª. colocação no masculino, ajudando assim o município a encerrar na 7ª. colocação no quadro de pontuação geral dos JASC.

“Todos os atletas, que na verdade não são profissionais, mas são alunos da Equipe Pro Runner, estão de parabéns, além de terem alinhado para largar no meio da nata do triathlon brasileiro, enfrentaram o forte calor que fazia e um dos percursos mais difíceis deste ano” afirmou Mendonça. A prova foi realizada no formato “sprint”, onde nadaram 750m nas águas da represa, pedalaram 20km num circuito com muitas subidas e descidas e correram 5km no mesmo local.

O professor e atleta Santiago Mendonça ainda comentou: “Contamos com a continuidade do grande apoio da Prefeitura, em especial do Presidente Renato Valvassori e do diretor Sandro Araújo e toda sua equipe para por em prática um projeto para os próximos dois anos com o reforço da equipe e a criação de uma escolinha para que possamos descobrir novos talentos”.

O atleta e organizador de provas Jorge Fernandez informou que: “A FETRISC, Federação de Triathlon de SC já nos confirmou para Outubro de 2010 a realização de uma etapa do Catarinense de duathlon e ventila a possibilidade da realização de um triathlon de longa distância para Abril do mesmo ano”.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Rústica do Rio Maina

PARABÉNS A TODOS OS ALUNOS/ATLETAS da
EQUIPE PRORUNNER-OLIVOS!!!!

Apesar do sol escaldante daquele sábado, todos foram guerreiros, mostraram muita força de vontade, bom humor e formam o que eu considero o mais importante:
UMA EQUIPE DE AMIGOS!!!

Tenho muito orgulho de ser o coordenador desse grupo e poder contar com parceiros importantes como os irmãos Olivo, Nilson e Rubison. Que nossas empresas juntas, PRORUNNER/OLIVOS cresçam e façam as pessoas felizes, saudáveis e bem condicionadas.

Grande abraço e seguimos correndo...

Prof. Mestrando Santiago Mendonça

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

70.3 - Penha/SC

Não estou com muito tempo pra escrever, nem mesmo pra treinar...Com o mestrado e o trabalho aqui em Criciuma, só consigo treinar aos finais de semana e olhe lá.
Fui pro 70.3 sem muitas esperanças. Mas tirando o sofrimento no ciclismo, o resto foi muito bom!

27 min nadando,
2:41 de ciclismo bem sofrido (mais em função das dores na cervical, lombar, ombro e períneo da posição na bike)
1:27 min correndo...

4:38min, sétimo lugar na categoria e 44 na geral.

No contexto todo, achei muito bom, mesmo que nos últimos 30km de ciclismo eu tinha vontade de nunca mais fazer triathlon, quando sai pra correr foi muito bom. Corri todo o tempo perto de 4min/km. Passei o km15 com 1:00:20. No final que a perna pesou um pouco.
Mas fiquei feliz de ter terminado, já que em Pinhal foi bem diferente...

Mentalizei muito no pedal para que aquele sofrimento não fizesse diferença na corrida e o resultado foi magnifico... corri muito bem. Muito em função da calma e da experiência obtida nesses 15 anos de triathlon...

Fica claro que a "cabeça" faz muita diferença.
Chegar com a bandeira da cidade, que me recebeu de braços abertos, não tem preço...

saudações!!

terça-feira, 28 de julho de 2009

Desafio dos Pinguins 2009

Pela quarta etapa do campeonato catarinense, fomos a Itajái competir no Desafio dos Pinguins.

Diferentemente do ano passado, que foi marcado pelo sol e pela agua não tão fria, nessa edição foi pra nenhum pinguim botar defeito...

Sábado já fazia um frio daqueles que arrepia. Eu já esperava passar um friozinho antes de largar. O problema não foi o frio em si, mas acordar no domingo chovendo!!!!

Acordei já pensando em me agasalhar bem, pra não acontecer como no brasileiro de triathlon no Rio de Janeiro, dia 12 desse mês, onde passei muito frio antes da largada, devido a fortes ventos e uma queda brusca de temperatura na noite anterior. Eu tremia tanto, que nem parecia ser um morador da região sul... e depois furar o pneu então, foi a gota d'agua.

Águas passadas...

Acordei, tomei café e fui pedalando pra prova, meu hotel era a uns 5km da largada. Foi muito bom ir pedalando, aqueci muito bem, refleti sobre o que fazer e cheguei tranquilo.

Coloquei a bike na transição com aquela sensação muito boa de estar presente num evento organizado e com vários amigos que eu não via a tempo, tipo o Fabinho Carvalho.

A chuva tinha dado uma trégua, mas 5min antes de largar ela voltou. O Sandro Bernardoni(organizador) ainda disse: - Estamos esperando a chuva apertar, para ficar mais "desafio dos pinguins" risos gerais.

Larguei bem, escolhi o local certo e fiz o melhor caminho, cheguei na primeira boia nos pés do fabinho, gui manochio, edmilson... após a primeira bóia, separou um pouco quem nada, pra quem só está nadando 2x na semana... mas não aliviei em nenhum momento. Fiz força direto.

Sai em sexto da agua, quase 1:30 atrás do Fabinho. Os 750m eram mais de 1km, levando-se em conta que o Fabinho que nada muito, saiu com mais de 13 minutos.

Sai forte pra pedalar, com frio, mas muito bem. Aos poucos fui chegando nos atletas que saíram na minha frente. O primeiro foi o Molina. Fui chegar num outro um pouco mais a frente. O Edmilson eu peguei na segunda volta, das 4 que teríamos que fazer. Naquele momento, eu já disputava o 3 lugar, somente atrás do Fabinho e do Gui manochio.

Revezei "comigo mesmo" bastante tempo até chegar um ciclista do revezamento. Nosso pedal melhorou, porque agora tínhamos um outro pra me ajudar. O Edmilson ajudou tb. O resto ficou atrás rezando pra não sobrar...

Chegando na transição, fui rápido e sai voando. O Edmilson chegou no km1, passou e foi abrindo aos poucos. Corri bem, forte, consistente.
Cheguei em quarto, com alegria de campeão.

Foi muito bom fazer uma prova boa, depois de voltar do Rio bem chateado.

Foi pra lavar a alma...

saudações!!!


1 159 Fabio Carvalho Mogi Mirim TRIAL 1:00:32
2 124 Guilherme Manocchio Curitiba/PR AITRI - SMEL - Manocchio Triathlon Team 1:00:47
3 106 Edmilson Pereira Blumenau ABTRI 1:02:59
4 119 Santiago Alvarez Mendonça Criciúma ADTRISC-Pro Runner 1:03:23
5 107 Diego Molina Curitiba TRIAL 1:04:22

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Campanha de doação de tênis - Criciuma


Se cada assessoria esportiva fizer sua parte, teremos como resultado não só os sorrisos das crianças, mas a certeza de colocar na vida delas a idéia do esporte, humanidade e respeito ao próximo.


Por aqui estamos nos mexendo... e você???


terça-feira, 14 de julho de 2009

Infelizmente não deu...













Fui ao brasileiro de triathlon, sem estar treinado como gostaria, porém com muita vontade e ótimas perspectivas.
Muitas vezes o psicológico supera o físico e eu estava muito decidido a fazer uma boa prova, aproveitando minha experiência no esporte(15 anos).
Porém um pneu furado no km 20 tirou todas as expectativas de resultado, haja visto que numa prova com distancia olímpica cada segundo é uma vida.
O que fica de consolo é saber que isso acontece. Quem é que nunca furou pneu em prova?
Eu fiquei muito chateado. Ainda mais sabendo que quando parei estava brigando para chegar entre os 3 primeiros e até pela vitoria.
Mas o mais importante é como driblar a situação posterior ao acontecimento.
Chateação de sentir aquela sensação ruim de não ter historia para contar quando alguém te pergunta. Ficar com aquele sentimento de que deu errado...
Mas nossa cabeça deve proceder positivamente e buscar dentro da gente um conforto.
Na maioria das vezes EU acordo no dia, e tudo dá certo...desta vez foi o dia do adversário.
Se não tivesse furado poderia ter feito uma super prova, porém como o SE não existe, basta replanejar os treinos e buscar na proxima prova um resultado diferente.

Agora é focar os pensamentos para a futuro!

Saudações!

quinta-feira, 9 de julho de 2009

"Santiago no Brasileiro de Triathlon"

www.giroesportivo.com.br
www.engeplus.com.br
Agora é descansar e fazer bonito no rio!

Agradeço meus patrocinadores e apoiadores;

Patrocinadores
OLIVOS - Alimentos Funcionais
FME - Fundaçao Municipal de Esportes de Criciuma
Bike Point

Apoiadores
3T - Roupas esportivas
Nei Frangos - Restaurante
Farmácia Avila - Suplementacao Alimentar
Academia CorpoSaude e Cia
Fátima Esportes


até a volta!
Santi

segunda-feira, 30 de março de 2009

www.equipeprorunner.com.br

Está naWEB!!!!
O site da Equipe ProRunner - Personal & Fitness
Santiago Mendonça Assessoria Esportiva

Acessem, depois comentem por aqui!!!

A Rústica UNESC/PRORUNNER foi um sucesso!!!!!
Abaixo de muito calor e muita alegria.
Nosso primeiro evento foi especialmente marcado pela alegria e força de vontade de todos os alunos da equipe, que enfrentaram o sol e o percurso técnico dentro do Campus da UNESC.
Parabéns a todos mais uma vez.
Fico muito feliz de poder treinar e ensinar alunos guerreiros como vocês.

Grande abraço a todos que participaram da Rústica, evento que ficará marcado no coração daqueles que estiveram na UNESC no domingo.

até o próximo!!!
Saudações!
Santi




quinta-feira, 12 de março de 2009


Convido todos vocês a participarem da I Corrida Rústica UNESC/PRORUNNER.
Será em Criciúma no dia 29 de Março no Campus da Universidade UNESC.

A distância é de 10km, podendo ser percorrida individualmente, em dupla ou quarteto.
Informações e as inscrições da rústica iniciaram no dia 09 de Março pelo site www.audaxsc.com.br
Juntamente no mesmo dia teremos o AUDAX 200 UNESC. Informações pelo mesmo site.

Espero a presença de todos!!

Para mais informaçoes podem ligar no meu celular.
48 9921-9448

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

SESC Triathlon SHOW Caiobá 2009

Vou tentar explicar em palavras as sensações que eu vivi no Triathlon SESC Caiobá...


Tudo começou na segunda feira dia 09 de fevereiro. Saímos de Criciuma de manha e chegamos a Caiobá a tarde. Levamos 6horas contando a balsa. Arrumamos tudo e saímos pra nadar e correr.
Infelizmente nossa semana de férias não foi das melhores, porque no litoral do Paraná só choveu!!! Em raros momentos de sol, a Vanessa pôde ir pra praia. Eu fiquei menos tempo pra não ficar desidratado e prejudicar minha prova.

A semana foi tranquila, com treinos de polimento. Só a natação que saiu prejudicada porque lá não tem piscina. Nadei no mar todos os dias e confesso que nadar no mar sozinho é bem ruim, mas paciência.

No sábado fomos ao congresso técnico. Encontramos vários amigos. Em especial o Cauê, dono da marca SUPLICY que me apoiou no IRON 2008. Ele veio ao Brasil trazer a nova nave.


SUPLICY TTM
Nano tecnology Carbon.
6.5kg de peso.
Grupo SRAM RED









Vi também meu técnico Balmam e todos os meus adversários...

Logo começaram as especulações. Quem sai com quem da agua, quem pedala mais ou menos, quem corre mais rápido, quem treinou ou não... coisas de congresso técnico de triathlon!!!! Onde a galera tá nervosa pra competir e fica falando direto nos treinos e tal. Eu já não faço mais isso. Fiquei focado com o que Eu tinha que fazer, e pronto.

Quando eu fui pegar meu kit, fiquei sabendo de um cara que nada bem e que não pedala muito. Me falaram assim: - Se ele sair na tua frente, deixa, que ele vai cansar!
E eu pensava, se eu sair perto, quero fugir com ele e deixar pra corrida!!!

Conversei com o Balmam sobre estratégias e fui pro hotel.

Domingo de pouco sol, temperatura amena, ótimas condições pra prova.
Natação: 1 volta(750m)
Ciclismo: 1 volta(vai 10km volta 10km)
Corrida: 1 volta(vai 2.5km volta 2.5km)

Como a prova tem 670 atletas, somos divididos por baterias. E essa vez foram 10 largadas.

Largada da prova 7:45. Primeira vez que largo na primeira bateria. Eu e mais 64 atletas da 25 a 29 anos.

Larguei forte e entrei na agua entre os primeiros. Meu olho esquerdo encheu de agua. Fiz a natação toda "cego" do lado esquerdo. Mas vinha liderando e não fiquei abalado com isso. Virei as duas bóias em primeiro, com dois caras na esteira. Esses mesmos caras saíram do meu lado da natação. Na areia eles chegaram a me ultrapassar, mas quando chegou no bloquete que dava entrada a transição eles diminuíram e eu dei um tiro pra chegar na bike em primeiro e sair com mais tranquilidade, pensando em encaixar no pelote.

Fiz a transição muito rápido e saí forte. Nisso do meu lado sai uma moto da policia militar abrindo caminho com a sirene... uóóóóóóóóóóóóóóóó. Olhei pra trás e vi que tava sozinho. Nunca aconteceu essa situação... sair sozinho pra pedalar. Só pensei em fazer força.

Chegando na estrada no km 2 outra moto, agora da Tv Educativa vinha me filmar. Dai me senti o máximo e continuei pedalando forte. E pensei vou sozinho até o pelote me pegar... quando pegar entro na roda e descanso.

Cheguei no retorno (km10) e tinha uns 30 segundos do pelotão que me perseguia. Resolvi tentar abrir mais 30" e garantir a vitoria no ciclismo mesmo!!

A emoção de pedalar na frente, com uma moto batedora e o publico aplaudindo é fantástica.

Quando estava no km15 começou um vento contra e baixou minha velocidade. No km 17 a moto que vinha atrás de mim encostou e disse: - Eles estão apertando.
E eu perguntei: - Quanto eu tenho de vantagem? Eles não sabiam, só diziam que a distancia tinha diminuído.

Entrei na cidade já tirando a sapatilha, pronto pra entrar na transição. Saltei da bike e vi o Balmam gritando pra mim: - Vamos que tu vai ganhar essa P.........

A emoção foi tanta que nem olhei pra trás. Quando eu estava saindo pra correr, o pelote chegou. Aqueles 30" tinham virado nem 15".

Sai forte como tinha me programado. O batedor continuava na frente, fazendo barulho!!!!!
O publico fervosoro!!! Eu vinha correndo muito feliz de toda aquela situação.
Não fiz a melhor corrida da vida. Em 2007 em corri pra 16'35 os 5km. Dessa vez foi 17'15. Mas do jeito que foi o ciclismo, não dá pra dizer que foi ruim.

Quando virei no km2.5 vi que estava a uns 200m a frente do segundo. Continuei fazendo o que podia, pois não queria ser surpreendido. Quando cheguei no km 4 a moto que vinha atrás me falou que eu tinha aberto 50". Não acreditei muito e continuei forte ate o final.

No final abri os 50'' mesmo. A chegada foi fantástica! Muita gente torcendo, arquibancada gritando, o locutor falando meu nome... tudo muito legal!!!

Vim festejando muito, o que considero a melhor prova que já fiz. Não pelos tempos e sim do jeito que foi.

Ao chegar virei celebridade! Dei entrevista pra Tv Educativa(postada no blog) Tv SESC e pra uma radio local. Todos queriam saber quem era o campeão!!! Muito legal tudo isso.

Depois fomos assistir a prova da elite. Todos os meus amigos reunidos numa pauleira absurda desde o inicio da prova. O vencedor foi o Fabinho Carvalho, que tirou forças do fundo do baú pra vencer, já que vinha de duas provas seguidas (FAST triathlon e Internacional de Santos).
Nem ele acreditava que venceria. Conversamos depois e ele não esperava, que no dia anterior ainda sentia dores musculares.

Mas a lição que fica é:

Não interessa o cansaço e a dor. O que interessa é como o corpo acorda naquele dia.

Com certeza o meu e o do Fabinho acordaram pra vencer naquele domingo.

Saudações!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

SESC Triathlon SHOW Caiobá 2009
















No vídeo do lado direito em cima, tem um pouquinho do que foi a minha alegria em Caiobá esse ano.

Mais pra frente conto com detalhes como foi a prova que considerei a melhor que já fiz. Não pela organização que é sempre impecável, mas do jeito que foi.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

"Mal foi já to com saudades"


Mal meu amorzinho e minha filha de 4 patas viajaram e já estou com saudades...

Com os treinos e olhares para o SESC triathlon Caiobá, que acontecerá dia 15 de fevereiro, decidi ficar treinando ao invés de viajar.

Eu realmente pretendia viajar com a minha linda, mas o telefonema do SESC Paraná me convidando a competir me deixou naquele momento com sérias duvidas.

Fiquei numa situação estranha, já que gostaria muito de fazer a prova, mas não queria forçar a minha linda a ficar em Criciuma(num calor daqueles, tipo o de Porto Alegre nessa época) já que está oficialmente de férias.

Chegamos juntos e isso foi o mais legal, sem brigas, a um consenso:
Vamos nos separar!!!
Pera lá, muita calma nessa hora. Entendam a dinâmica do pensamento...
Eu queria treinar mas é muito egoísmo pedir que ela fique, e ao mesmo tempo ela entende e me perguntou se eu ficaria chateado se ela fosse viajar com uma amiga. Achei ótima a ideia, porem no final das contas a amiga(Carina) ta indecisa e já não tem nada certo.

Decidimos que iremos cada um pro "seu canto" fazer o que gosta e dia 06 iremos a Curitiba passar o final de semana com o Balmam(meu técnico) e desceremos a Caiobá para aproveitar a semana antes do SESC Trialthlon.

Quando decidimos, não pensei que seria tão doloroso. Ficar sozinho é uma coisa, mas ficar sem a pessoa que eu amo e a minha filha Brisa é complicadíssimo!!!

Porque somente nessas horas nos damos conta da falta que faz nossa metade??? Porque somos as vezes tão intolerantes, grosseiros e brigamos por besteiras. Gostaria de poder manipular essas coisas e expulsar elas do nosso convívio...

A realidade é a seguinte: Fui treinar(sozinho) como sempre por aqui. Mas na volta pra casa que caiu a ficha... "Ela não vai chegar" Encontrar a casa vazia e ver a casa vazia não é muito bom...
Subo o elevador esperando entrar pela porta e ser recebido por um serzinho que não economiza amor e balança o rabo como se eu tivesse a 5 anos sem aparecer, mesmo que minha saída tenha sido por 5 min...

E escutar sempre: - Oi meu amor!!!
É muito bom. Confesso que as vezes passa despercebido, mas prometo dar mais valor no futuro...

Vou a Porto Alegre na sexta. Devo treinar e ir ao dentista(o Ninja, meu segundo pai) no sábado devo treinar com o pessoal da raiasul e domingo talvez faça um simulado de triathlon, organizado pela raiasul tb.

Sei que a postagem pode parecer sentimental demais, talvez eu esteja na TPM (Treinamento Para Melhores resultados) Acabei de inventar..heheheeheheheehe
Mas a realidade é que se você ainda não encontrou a pessoa certa, continue procurando. E quando achar, faça como eu, case!!!

Saudações triatléticas!!!

Beijos meu amor, nos vemos daqui uns dias...